Medicina do Trabalho

Clique no programa ou exame desejado para solicitar um orçamento, você será redirecionado para o nosso agendamento via WhatsApp.

Elaboração PCMSO - NR 07

O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) tem como objetivo principal promover e preservar a saúde dos trabalhadores, prevenindo doenças ocupacionais e monitorando a saúde dos colaboradores.

A Norma Regulamentadora nº 7 (NR-7) estabelece as diretrizes para a elaboração e implementação do PCMSO. Ela define os exames médicos obrigatórios, a periodicidade dos exames, as responsabilidades do empregador e do empregado, e as demais disposições relativas ao programa.

PCA - Programa de Conservação Auditiva

O Programa de Conservação Auditiva (PCA) é um conjunto de ações que visa proteger a audição dos trabalhadores expostos a níveis de ruído elevados. O PCA é obrigatório e deve ser implementado em todos os setores da empresa que ultrapassem os limites de tolerância estabelecidos pela NR 15. 

Em fiscalizações realizadas pelo Ministério do Trabalho, a empresa poderá sofrer multas pesadas caso não possua o PCA. 

Exames Ocupacionais

Admissional: Realizado antes da contratação, avalia a saúde do candidato para verificar se ele está apto para a função.
Periódico: Realizado em intervalos regulares, monitora a saúde do trabalhador e identifica possíveis alterações decorrentes do trabalho.
De retorno ao trabalho: Realizado após afastamento por doença ou acidente, verifica se o trabalhador está apto a retornar às suas atividades.
De mudança de função: Esse exame avalia se o trabalhador está apto ou não para assumir uma nova função.
Demissional: Este exame é obrigatório para avaliar se o trabalhador não adquiriu nenhuma doença ocupacional que tenha prejudicado sua saúde durante o período de trabalho que está sendo desligado.

Perícia e Homologação de Atestados

Consiste em uma consulta médica completa, com anamnese (histórico médico) e exame físico, para avaliar a saúde geral do trabalhador e identificar possíveis alterações relacionadas ao trabalho.

Audiometria Ocupacional

A audiometria ocupacional é um exame auditivo específico, realizado no contexto da saúde ocupacional, com o objetivo de monitorar a capacidade auditiva dos trabalhadores expostos a ruídos no ambiente de trabalho. Ela desempenha um papel fundamental na prevenção da Perda Auditiva Induzida por Níveis de Pressão Sonora Elevados (PAIR).

Acuidade Visual

Avalia a capacidade visual do trabalhador, verificando a nitidez da visão, a percepção de cores e a visão periférica.
É importante para trabalhadores que exercem atividades que exigem boa visão, como motoristas, operadores de máquinas, profissionais que trabalham com computadores e aqueles que exercem suas atividades em alturas superiores a 2 metros.

Avaliação de Fatores Psicossociais

Este exame avalia os fatores psicossociais do trabalho que podem afetar a saúde mental dos trabalhadores, como estresse, assédio moral e sobrecarga de trabalho.
É importante para identificar e prevenir problemas de saúde mental relacionados ao trabalho.

Avaliação Psicológica

Este exame avalia as características psicológicas do trabalhador, como personalidade, habilidades cognitivas, controle mental.
É importante para trabalhadores que exercem suas atividades em ambiente de espaço, confinado além de alturas superiores a 2 metros.

Eletrocardiograma - ECG

Este exame registra a atividade elétrica do coração, permitindo identificar alterações no ritmo cardíaco e outras doenças cardíacas.
É importante para trabalhadores que exercem atividades que exigem esforço físico, que trabalhem em alturas acima de 2 metros, motoristas rodoviários, operadores de máquinas, além de outros que estão expostos a riscos cardiovasculares.

Eletroencefalograma - EEG

Este exame registra a atividade elétrica do cérebro, permitindo identificar alterações neurológicas como epilepsia, labirintite e distúrbios do sono.
É importante para trabalhadores que exercem atividades que exigem atenção e concentração, como motoristas, operadores de máquinas, além dos trabalhadores que exercem suas atividades em alturas superiores a 2 metros.

Espirometria Ocupacional

O exame de espirometria ocupacional avalia a função pulmonar, medindo a capacidade dos pulmões de inspirar e expirar o ar.
É importante para trabalhadores que estão expostos a poeiras, gases, vapores e outros agentes que podem afetar a saúde respiratória.

Teste de Romberg

Este exame neurológico avalia o equilíbrio e a propriocepção (capacidade do corpo de perceber sua posição no espaço).
É útil para identificar problemas de equilíbrio causados por déficits sensoriais, como neuropatias periféricas.
É importante para trabalhadores que exercem atividades que exigem bom equilíbrio, como aqueles que exercem atividades em altura, operadores de máquinas pesadas, motoristas de veículos de grande porte.

Exames de Raio-X / OIT

Este exame utiliza radiação para obter imagens dos ossos e órgãos internos, permitindo identificar fraturas, lesões e outras alterações.
São importantes para trabalhadores que estão expostos a riscos de acidentes e para aqueles que trabalham com materiais radioativos ou expostos a riscos, além daqueles que trabalham expostos a riscos químicos como poeiras, gases e vapores.

Exames Laboratoriais

Estes incluem diversos exames como, de sangue, urina, fezes, além de outros materiais biológicos. Os mesmos permitem avaliar a saúde geral dos trabalhadores, identificando possíveis doenças.
Os exames laboratoriais específicos a serem realizados dependem dos riscos ocupacionais presentes no ambiente de trabalho.

Exame Toxicológico

O Exame Toxicológico é um teste laboratorial que detecta o uso de substâncias psicoativas no organismo. Ele pode ser feito a partir de amostras de cabelo, unhas, sangue ou urina.
O Exame Toxicológico é obrigatório para motoristas com CNH nas categorias C, D ou E. Exigido nos Exames ocupacionais, Detran e concursos públicos.